quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

OS ESQUIMÓS

Os Esquimós são povos indígenas que habitam as regiões em torno do Círculo Polar Ártico, no extremo Norte da Terra, como o Leste da Sibéria (Rússia), o Norte do Alasca (EUA) e do Canadá e a Gronelândia.

Vivem da pesca e da caça, retirando a gordura de baleias, focas e ursos para usar como alimento e combustível para os trenós, veículo que utilizam para se deslocar sobre a neve e sobre o gelo.

Os esquimós vestem peles de animais, porém, ao contrário dos outros povos, estes usam a pele voltada para dentro, de forma a mantê-la mais próxima ao corpo e promover um aquecimento mais adequado. Têm também o hábito de se alimentar de fígado cru das caças, única fonte de vitamina C.

Actualmente, muitos esquimós ainda caçam o urso polar de acordo com o método empregado pelos ancestrais. Os primeiros esquimós, além de cuidarem dos rebanhos para sobreviverem, eram bons pescadores e caçadores de ursos, lobos, caribus, focas, baleias e outros mamíferos marinhos, disponíveis em grandes quantidades na época. Deles se alimentavam e utilizavam as peles para indumentária, como as parkas, e para casco de barcos e os ossos para fabricar ferramentas, utensílios e apetrechos como o útil arpão articulado, cuja cabeça se destacava da haste após entrar na presa. Vivem em iglos, que se fortalecem com o tempo e neve.

As crianças são muito importantes para os esquimós porque, de acordo com suas crenças, os pequenos são reencarnações de seus antepassados. Os inuit crêem na existência de seres superiores aos quais não é necessário cultuar ou mesmo fazer orações.


A estatura dos esquimós é pequena, os homens medem, em média, 1,60 m e as mulheres 10 cm menos. Os seus corpos são fortes e seus membros curtos.

Dentro das suas casas as mulheres dedicam-se a cozinhar e costurar, enquanto os homens preparam os seus utensílios para caçar e pescar focas e baleias. Os esquimós aproveitam tudo dos animais caçados: carne, gordura, pele, ossos e intestinos. A sua dieta habitual era a carne fervida, mas devido à lentidão deste processo e a escassez do combustível animal que era necessário, este povo passou a come carne crua. A origem da palavra esquimó (no idioma algonquino) quer dizer comedor de carne crua.

Durante o inverno é comum que os alimentos fiquem escassos, época em que os homens saem para viajar e caçar. Quando as expedições duram muitos dias, é necessário construir casas temporárias, feitos com gelo, os iglus são estes famosos refúgios.

A língua esquimó está dividida em quatro dialetos bem parecidos, que só tem Substantivos e verbos.


Sem comentários:

Enviar um comentário